Marinho Empreendimento.

Notícias

Tudo sobre construção civil: Um guia para sua obra



construção civil é um dos setores mais importantes para a economia do país. Desde a promoção do bem-estar das pessoas por meio de moradias e edificações até o desenvolvimento das cidades através da infraestrutura urbana, o setor é responsável por movimentar o Produto Interno Bruto (PIB), empregar a força trabalhista e também estimular o setor econômico.

Não é à toa que os dados mostram: os empresários estão confiantes em relação ao nível de atividade e à novos empreendimentos e serviços nesse segmento. Segundo a Sondagem da Indústria da Construção, o índice de intenção de investimento registrou um ápice de 2,3 pontos entre outubro e dezembro de 2018.

Além disso, o estudo revelou que a taxa de Confiança do Empresário da Construção está em 9,3 pontos acima da média histórica, o que demonstra que estas expectativas para o crescimento do setor são positivas.

Pensando nesse cenário, este guia tem o intuito de explanar tudo sobre construção civil, para que você planeje as etapas mais importantes da sua obra. Nesse sentido, falaremos sobre à fase inicial de qualquer projeto – o planejamento -, detalhando os métodos e padrões que simplificam o fluxo dos processos.

Por isso, veja, neste artigo, cada uma das etapas de um projeto de construção civil para obter mais segurança e qualidade em suas obras!

As etapas de um projeto de construção civil

Cronograma

Não é raro as construtoras passarem por uma série de imprevistos durante a obra. Por isso, o cronograma é tão importante. Ele possibilita uma ampla visão e, consequentemente, evita contratempos e atrasos na construção civil, controla o financeiro, programa as compras e contribui para a melhor gestão da mão de obra.

Para criar o cronograma, é preciso seguir alguns passos:

  1.  Defina todas as atividades que são necessárias para realizar a obra, fazendo o desdobramento de cada etapa. Assim, tenha em mente o escopo do projeto e o orçamento.
  2. Faça o sequenciamento das atividades, determinando a dependência entre elas. Tenha cuidado com sobreposição e serviços simultâneos num mesmo ambiente.
  3.  Em seguida, estime a duração de cada ação listada. Para isso, faça estimativas análogas às de obras semelhantes, até mesmo por parâmetros, ou peça, ainda, a opinião especializada de engenheiros. Ao estabelecer os prazos, considere a possibilidade de limitações, como verba, quantidade de mão de obra, condições climáticas etc.
  4.  Por fim, organize os dados para obter o cronograma inicial, que servirá de referência para o projeto. Acompanhe-o e faça atualizações periódicas, conforme o andamento da obra.

Projeto

Durante a criação de um projeto de engenharia civil, é necessário evidenciar os objetivos, as expectativas da obra e, principalmente, definir o orçamento e a equipe. Além de observar como o planejamento é feito, já que cada projeto requer estudo profissional, considerando os empecilhos que podem surgir.

Dentre os empecilhos mais comuns estão as ações climáticas, dificuldades encontradas no terreno – afinal podem apresentar superfície acidentada e com variações de tipos de solo – e informalidade da mão de obra – que se tornou um problema constante.

Ao longo do estudo do projeto, diversas soluções e alternativas de construção civil devem ser apresentadas. Estas devem ser avaliadas para o resultado final, já que visam favorecer o andamento e, principalmente, a qualidade da obra, dando início à programação esperada.